domingo, 29 de março de 2015

Apresentação da Ilha e vídeo da Fortaleza

Não tem como falar na fortaleza da Ilha do Mel sem mencionar a Ilha do Mel, então vamos lá.


 A Fortaleza está localiza na Ilha do Mel e até onde se sabe Hans Staden parece ter sido o primeiro a citar o nome "Ilha do Mel" em seus textos em meados do século XVI, indicando o local como sendo a Ilha da Farinha (farinha em alemão é mehl), pois os ocupantes plantavam mandioca para a obtenção da mesma.


O nome permaneceu e em 1666 já aparece em uma das primeiras cartas náuticas da região, elaborado por João Teixeira Albbernas.


Mas, conversando com moradores da ilha é possível se escutar várias versões para o nome Ilha do Mel. A começar pela própria exploração do mel silvestre feita pelo povo que primeiro ocupou a região. Os piratas a chamavam com esse nome para não chamar a atenção dos tesouros escondidos na Gruta das Encantadas. 


Até o final do século passado, a Ilha era conhecida como “Ilha da Baleia” em função do morro de mesmo nome, onde se encontra a fortaleza.


Fala-se também em um cartógrafo chamado Henry Mehl que por aqui passou na época do descobrimento. Pode ser da cor caramelizada da água que escorre da mata para a praia.


Ou que  marinheiros aposentados que viviam na Ilha e dedicavam-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha de mel  que chegaram a exportar o produto até os anos 60. 


Antes da segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida coma a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá frequentava.







Nenhum comentário:

Postar um comentário